Conselho Mundial de Cidadania Planetária

02/04/2011 09:12

O Conselho Mundial de Cidadania Planetária – CMCP foi criado em 25/06/2010. É um órgão vinculado ao Instituto Sinergia (CNPJ 08.686.254/001-17) com sede na Cidade de Palmas-TO, e visa implementar e intermediar projetos e ações propostas conforme abaixo.

O Conselho Mundial de Cidadania Planetária reconhece a Carta da Terra e suas premissas como ideário e documento de base para suas ações que objetivam:
• Salvaguardar a memória dos trabalhos e instituições dos premiados com o título de Cidadania Planetária;
• Garantir e facilitar a multiplicação das estratégias e ferramentas para promoção de cidadãos planetários já certificados e em potencial por todo o planeta;
• Incrementar as ferramentas para a geração de ações afirmativas correlatas por todo o planeta.

A Assembléia Mundial acontecerá sempre nas proximidades do almejado dia do Cidadão Planetário, 23 de junho, quando pessoas e/ou instituições são premiadas com o título honorífico de Cidadania Planetária que passam automaticamente a pertencer ao Conselho.
 

O Projeto “Voo da Águia” é uma ação do Conselho Mundial de Cidadania Planetária/ CMCP, criado na Ilha do Bananal/Pium-TO, em junho de 2010, Seu objetivo é intermediar projetos e ações do Conselho e mapear, certificar e exponenciar empreendedores sociais transdisciplinares nos cinco continentes para se configurar na rede social de transformação e sustentabilidade que tanto o planeta precisa.

 

O Projeto é uma estratégia global organizada, includente e participativa, que busca estabelecer interação com a comunidade de Empreendedores  Sociais/Cidadãos Planetários que estão fazendo a mudança necessária pela transformação e preservação da Terra e plenitude humana. Cada Cidadão Planetário é um verdadeiro Guardião da Terra, e merece ser reconhecido, exponenciado e apoiado.

 

Instituições nacionais e internacionais, redes e pessoas de bem estão sedentas para apoiar, interagir, multiplicar essas boas idéias e crescer com este público, afinal, sempre é tempo de fazer a história, construir novos caminhos para humanidade, e mudar grandes estigmas como este, lançado por Luther king: “O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”.

 

Perfil do Empreendedor Social/Cidadão Planetário:
    aberto;
    interdependente;
    interinfluente;
    cooperativo;
    propenso à constante superação de (qualquer) caos em ordem pela consciência e inventividade;
    transparente;
    democrático;
    participativo;
    justo;
    includente;
    interativo;
    otimista;
    leve;
    jovial;
    dinâmico;
    ético;
    universalista;
    tolerante perante religiões, culturas, raças e minorias;
    celebrador da unidade na diversidade;
    empreendedor social com projetos comprovadamente executados.

 

Como indicar alguém

Qualquer pessoa dentro do perfil acima relacionado pode candidatar-se ou indicar alguém como Cidadão Planetário ou Guardião da Terra Importante: o candidato deve aceitar a indicação antes de ser enviada sua indicação ao Conzelho. Após a aceitação, envie um e-mail para voodaaguia2010@hotmail.com, apresentando o perfil, idéias ou projetos e contatos da pessoa indicada. 

 

Para saber mais:

Conselho Mundial de Cidadania Planetária