Como Fazer
Como preparar sua turminha para a meditação/oração
19/03/2011 22:24Antes de tudo é interessante que você envolva suas crianças nesse projeto. Elas precisam entender a importância da proposta porque orar é importante e porque orar em grupo é importante também. Claro que sem desmerecer a oração individual.
Colocamos na janela "Oração e Ciência" vários artigos sobre o assunto para que você mesmo possa se apropriar da proposta em primeiro lugar. Assim você poderá levar o assunto às suas crianças dentro da linguagem apropriada ao nível de entendimento delas.
Antes da meditação e/ou oração é importante que você promova um pequeno e fácil relaxamento, para que facilite o processo de interiorização das crianças. Crianças agitadas encontrarão dificuldades em meditar e poderão comprometer a meditação dos colegas. Esse breve relaxamento apenas de atenção na respiração calma e tranquila, com uns 15 segundos de duração, já pode ser suficiente para deixar as crianças num estado mais aberto à oração, dependendo do grupo, claro.
Após esse pequeno relaxamento promova a meditação e/ou oração. Há alguns exemplos na janela "Meditações e Orações" que você pode escolher e aplicar. É importante seguir este método proposto, embora o conteúdo das meditações e orações possam ser adaptados ou modificados, desde que seu objetivo não seja afetado.
Ao final faça uma pequena seção alegre de espreguiçamento. Espreguiçar os braços, os dedos, as pernas, o corpo. É bom para a movimentação saudável da energia pelo corpo. E a alegria (equilibrada) está intimamente ligada ao prazer de viver.
Com que frequência se deve orar?
19/03/2011 23:23Não há limites nem quantidades para a prece, mas sempre é benéfico um contínuo ligar-se espiritualmente às faixas mais nobres da vida; não tanto para pedir, mas principalmente para ligar-se, elevar-se, alargar as próprias fronteiras espirituais, extrapolar as dimensões interiores e sintonizar com os ambientes vibratórios mais elevados, mais nobres, com as faixas de pensamento superior.
A oração pode ser formulada com palavras, mas pode também dispensá-las, bastando abrir o mundo interior para o Alto, assim como a flor que se abre para a luz solar, beneficiando-se com seus raios e irradiando ao mesmo tempo sentimentos de amor e gratidão ao Senhor da Vida.
A oração gera forças incalculáveis dentro de nós e, quando vibra nas faixas do amor, produz o mais elevado teor vibratório que somos capazes de desenvolver. E é oportuno lembrar que essa elevação do teor vibratório possibilita a “queima” de energias negativas do nosso sistema energético.
A importância da prece tem sido constatada em inúmeras pesquisas científicas, mas pouco vale alguém desfiar rosários e mais rosários de orações, se o pensamento, o sentimento e o comportamento não estiverem junto, se não vibrarem em uníssono com as palavras da prece.