COOLMEIA - Idéias em cooperação

02/04/2011 10:12

O espaço virtual cooperativo COOLMEIA - incubadora de idéias e soluções altruístas, visa promover soluções e ações que tragam justo e verdadeiro benefício ao maior número de pessoas possível, através do estudo, aperfeiçoamento e implementação de práticas, técnicas, ferramentas e atitudes que conseguiram, a partir de experiências prévias, promover o bem comum.

 

A COOLMEIA é uma rede de pessoas dedicadas a estudar os principais problemas do nosso tempo, bem como utilizar-se do conhecimento produzido e acumulado pelo gênio humano para solucioná-los, buscando assim promover a melhora nas condições de vida do maior número possível de pessoas, respeitando os princípios da solidariedade, da cooperação, da convivialidade e da sustentabilidade.

 

"O conhecimento, a boa informação devem ser compartilhadas senão estarão fadadas ao esquecimento"

"Quanto mais se compartilha, mais se fortalece"

"Ninguém é dono absoluto do conhecimento, compartilhe"

 

Já são muitos os grupos trabalhando na COOLMEIA. Veja onde você pode se integrar e contribua, mesmo como abelinha sua contribuição é importante no fortalecimento do favo para um mundo melhor.

 

* Arte e Cultura - Grupo destinado ao debate construtivo acerca de todas formas de expressão artística e cultural, com vistas a produzir soluções nos pontos de impasse.

* Favo Vale do Aço - Este é um espaço de discussão sobre as atividades realizadas pelo favo Vale do Aço na busca do Bem Comum da região.

* Comunicação e Mídia Livre - Este grupo se destina a discutir, desenvolver projetos e implementar ações relacionadas à Comunicação e à Mídia Livres.

* Desenvolvimento Comunitário - Grupo destinado a implementar estratégias de desenvolvimento local sustentado através da formação de redes sociais coesas e interligadas.
   
* Livre Cooperação - Aqui discutiremos aspectos relacionados à cultura da Livre Cooperação, tanto ao nível tecnológico quanto relacional humano.
   
* Cultura de Paz, Integritude e Fraternidade Humanas - As ações humanas voltadas à coesão social precisam levar em conta a noção de Integritude e se pautar pela fraternidade e pela cultura de paz.
   
* Ação Direta e Ativismo Libertário - Um grupo destinado a estudar e implementar iniciativas de Ação Popular Direta em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
   
* Consumo Consciente - Uma das maiores armas que temos para mudar o mundo é o consumo consciente de bens e serviços.
   
* Saúde Física, Mental e Social, Bem-estar e Felicidade - Tanto a saúde física quanto a mental são fundamentais para que possamos levar uma vida plena, singular, aproveitando intensamente o que nos satisfaz.
   
* Veganos e Vegetarianos - Este grupo visa informar acerca das escolhas relacionadas aos hábitos alimentares Veganos e Vegetarianos.
   
* Cultura Indígena - Um grupo para apresentar, discutir e defender os valores indígenas, sua cultura, conhecimento ancestral e, é claro, aprender com eles.
   
* A Família, A Tribo e outros Grupos Humanos - Neste grupo serão abordadas todas as questões relativas à família, às tribos a outras formações de grupos humanos.
   
* Por Todos os Animais - Este grupo defende, discute, trabalha e luta pelos Direitos Animais.
   
* Água e Ecossistemas Aquáticos - Grupo de discussões e propostas para o manejo da água e sua conservação.
   
* PROUT - PROUT é uma filosofia que sintetiza as dimensões físicas, mentais e espirituais da natureza humana.
   
* Oficina de Reformas, de Reutilização e de Reciclagem - Você pode Reformar o que quiser. Muito mais do que Reutilizar, Reduzir, Reciclar, você também pode Reformar, aumentando a vida útil das coisas.
   
* Antroposofia - Grupo destinado a discutir as propostas antroposóficas lançadas por Rudolf Steiner, desenvolvidas por Madame Blavatski e popularizadas por Anne Besant
   
* Tradutores e Revisores - Este grupo é destinado aos tradutores e revisores que auxiliam a Coolmeia na tarefa de adaptar manuais e ferramentas para a língua portuguesa.
   
* Tecnologias, Indústrias e Design Verde e Sustentável - Tecnologias Verdes, Ecotecnologias, Biomimética, Berço-a-berço e tudo mais que diga respeito a aprimoramentos da forma de lidar com a Natureza.
   
* Gentileza gera Gentileza - Exemplos de iniciativas cuja essência é a generosidade e a solidariedade para com o outro.
   
* Cicloativismo - Este grupo visa discutir e ampliar a consciência ambiental e social através do uso de um meio de transporte limpo e eficaz: a bicicleta.
   
* Ativismo e Educação Ambiental - Grupo destinado a discutir e promover iniciativas, táticas e atitudes voltadas ao ativismo e educação ambiental, relacionados à qualquer causa.
   
* Energias Verdes e Renováveis - Este grupo visa debater o uso racional de todas as formas de energia bem como discutir a implementação de formas de energia limpas e renováveis.
   
* Reflexões sobre o Trabalho - Este grupo visa apresentar teorias, propostas práticas e exemplos de ações voltadas para a humanização das relações no trabalho.
   
* Casas e Edificações Sustentáveis - A construção de casas, imóveis e escritórios de acordo com princípios sustentáveis se torna cada vez mais interessante.
   
* Cooperativismo e Associativismo - O cooperativismo representa a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo. O fim maior é o homem, não o lucro.
   
* Ecovilas, Consumo Local e Locavorismo - Grupo para discussão atitudes para incentivar o Consumo local de bens e serviços, bem como criação de Ecovilas e Sistemas Locais Sustentáveis.
   
* Governança, Transparência e Democracia - Governança é a prática de manejar processos e sistemas dentro das instituições, sejam elas ONGs, companhias, o Estado, ou entre governos.
   
* Coolmeia no Cerrado - Grupo para trocar ideias e alavancar a formação do Núcleo Brasília e RIDE do bioma Cerrado da Coolmeia
   
* Economia Solidária e Comércio Justo - A Economia Solidária preocupa-se em valorar não somente os produtos mas também os atores humanos que compõe a equação de troca, compra ou venda.