Como preparar sua turminha para a meditação/oração

19/03/2011 22:24

Antes de tudo é interessante que você envolva suas crianças nesse projeto. Elas precisam entender a importância da proposta porque orar é importante e porque orar em grupo é importante também. Claro que sem desmerecer a oração individual.

Colocamos na janela "Oração e Ciência" vários artigos sobre o assunto para que você mesmo possa se apropriar da proposta em primeiro lugar. Assim você poderá levar o assunto às suas crianças dentro da linguagem apropriada ao nível de entendimento delas.

Antes da meditação e/ou oração é importante que você promova um pequeno e fácil relaxamento, para que facilite o processo de interiorização das crianças. Crianças agitadas encontrarão dificuldades em meditar e poderão comprometer a meditação dos colegas. Esse breve relaxamento apenas de atenção na respiração calma e tranquila, com uns 15 segundos de duração, já pode ser suficiente para deixar as crianças num estado mais aberto à oração, dependendo do grupo, claro.

Após esse pequeno relaxamento promova a meditação e/ou oração. Há alguns exemplos na janela "Meditações e Orações" que você pode escolher e aplicar. É importante seguir este método proposto, embora o conteúdo das meditações e orações possam ser adaptados ou modificados, desde que seu objetivo não seja afetado.

Ao final faça uma pequena seção alegre de espreguiçamento. Espreguiçar os braços, os dedos, as pernas, o corpo. É bom para a movimentação saudável da energia pelo corpo. E a alegria (equilibrada) está intimamente ligada ao prazer de viver.